quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PLIM PLIM


A notícia: Há milhares de brasileiros numa gigantesca “fila” a fim de adotar uma criança vinda do Haiti.
Essa tal ‘mobilização’ também aconteceu de várias formas, por exemplo, os lutos falsamente sofridos por milhares de brasileiros pela menina Nardoni, pela Eloá, pela mocinha da novela que apanha do marido, aliás, nem precisamos ir tão longe, ficamos com as comunidades nojentinhas do ORKUT, que desejam carinho e esperanças à tão amada Hebe Camargo, ou até aqueles que sentem falta da voz do Lombardi e por aí vai...
Desejo a todas essas pessoas uma parcial cegueira e surdez, afinal, burrice e alienação já são conseqüências bem mais graves pra tais abusos de ociosidade.
Bem, talvez o ‘PLIM PLIM’ da TV não deixe perceber que hoje no Brasil 14 milhões de brasileiros sofrem com fome e desnutrição, por isso é o 9º país com maior número de pessoas com fome no mundo, cerca de 37 milhões de pessoas vivem com menos de dois dólares por dia e 45% das ‘nossas’ crianças com menos de cinco anos sofrem de anemia crônica por falta de ferro na alimentação. Ah, e monstruosamente 50 mil crianças nascem todos os anos com algum tipo de comprometimento mental devido à falta de iodo na alimentação.
Agora a pergunta: pra adotar alguma criança dessas, há alguma fila?
Há fila de ESPERA pra ajudar as pessoas que sofrem de abuso sexual? Já que 17% das cidades do Brasil existem números alarmantes referidos a exploração sexual infantil. Aqui, existem 3,7 milhões de crianças brasileiras que são órfãs de pai ou de mãe, há alguém esperando por eles?
Quem quer ajudar, não precisa de noticiários, muito menos de espera. Basta olhar pra o lado. Quem DESEJA AJUDAR não pede reconhecimento em filas de adoção pra tão longe, ou até mesmo em ‘corrente’ de e-mail por solidariedade, apenas oferece o que pode, sacrifica, ora por aqueles que estão mais próximos.
A televisão nunca alimentou nenhuma criança, e não pense que uma pseudo-solidariedade traz benefícios, pelo contrário, ela só te deixa ser um cadáver intelectual.
Bem, se você for um cadáver intelectual... Corre, idiota, que a novela das oito já vai começar;x

10 comentários:

HeyLiah disse...

Totalmente de acordo. é revoltante ver as pessoas comovidas com o Haiti, mas nem aí pros problemas do nosso próprio páis (que não são poucos, diga-se de passagem).

Priscila Rôde disse...

Pois é,
criaram uma imagem precipitada para a "caridade", "solidariedade". De possoas caridosas o inferno estar cheio.
Alguns vivem a vida baseados no que passa nessa rede de manipuladores e ainda reclamam depois.
Eu não tenho mais paciência pra essas coisas.

Beijos :)

tai nascimento disse...

só porque os governantes do nosso pais não tem capacidade de administrar a miséria da nossa sociedade NÓS também temos que ficar cegos e virar as costas para a catástrofe que houve no outro pais só porque nós não temos muito também?
acho que isso não é questão de alienação e sim egoísmo e falta e amor ao próximo... entre alienação e falta de compaixão existe um abismo que talvez não estejamos vendo...
De fato, o nosso país tem uma situação crítica, mas ela pode ser resolvida a longo prazo. e começar e mostrar que podemos ajudar uns ao outros (mesmo que mostrando isso com o outro pais que tá BEM PIOR que nós)já é dar um grande passo. Não discordo que exista uma certa comoção erronea no meio da história, afinal de contas quantas 'nardoni' já não existiram né?!
Mas de fato, alienados são aqueles que mesmo vendo preferem nçao enxergar. Tanto aqueles que não veem a situação do nosso país quanto aqueles que preferem achar que ajudar um país que está a beira do caos é 'caridade as avessas'.
e enquanto NÓS estamos preocupados em reclamar, podiamos fazer algo... Algo para tirar da frente aqueles governantes que nos deixam com a cara no chão, pois no lugar de ajudar (ou fazer seu dever) põe dinheiro nas meias, cuécas e outrra roupas íntimas...
As pessoas morrem de fome no Brasil não porque nós não ajudamos, e sim porque não é administrado. Podiamos fazer mais que reclamar.
Entendo o que tu queres dizer, mas a tua abordagem é mal focada. A culpa não é nossa por ficarmos comovidos e sim por ficarmos comovidos e nao levantarmos da cadeira e fazer alguma coisa, por nós, por eles e por todos.

tai nascimento disse...

quanto a Hebe e ao Lombardi, porra. eles são pessoas também.
:)

Clariinha Santana disse...

Tai, talvez se você conhecesse alguma coisa além dos meus textos saberia que não tem autoridade pra julgar as minhas atitudes, até porque elas fazem muito 'juz' a 'minha bunda' que eu levanto da cadeira pra PRATICAR tudo aquilo que quero, e critico. Bem, a Hebe e o Lombardi são gente, eu sei e não os desprezei, só queria que você comparasse essas DUAS pessoas com os números que dizem respeito às crianças, garanto que são bem mais comoventes.
Se você prestou atenção, eu direcionei o meu texto às pessoas que se comovem apenas com aquilo que vêem na telinha, e ignoram o que se passa ao redor. Talvez, por não ter compreendido isso, tenha achado sem foco.
"As pessoas morrem de fome no Brasil não porque nós não ajudamos, e sim porque não é administrado." [?]
Se a fome é administrada ou não, isso é um bom assunto a ser dicutido, mas entre pôr a culpa em governantes e se achar capaz de ajudar alguém... eu prefiro a segunda opção!
Obrigada pela ceítica :)

Flávia Diniz. disse...

Muito, muito bom.

Parabéns.


Beijs

Anônimo disse...

sinceramente eu adoro seus posts, são muito realistas.

adorei.

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


TE SIGO TU BLOG




CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...


AFECTUOSAMENTE:
CLARA SANTANA


DESEANDOOS UNAS FIESTAS ENTRAÑABLES OS DESEO FELIZ AÑO NUEVO 2010 Y ESPERO OS AGRADE EL POST POETIZADO DE LA CONQUISTA DE AMERICA CRISOL Y EL DE CREPUSCULO.

José
ramón...

Unknown disse...

PERFEITO

tai nascimento disse...

Eu te entendo... e entendo também a tua capacidade de ver o mundo alem do que é mostrado pelo que muitos julgam ser as GRANDE FONTES DE INFORMAÇÃO ATUAL. É notável que não és cega e nenhum pouco alienada do mundo 'de verdade', mas convenhamos, quando a gente começa a criticar um 'alvo' nós os tornamos completamente inútil.
E concordo quando com muito do que disseste ai em cima e em cima novamente. E assumo que me abriu mas a mente sobre o tema.
Mas sobre ser manipulado, ou não, por algum meio de comunicação (ou distorção) é total culpa nossa. Ok, vou me explicar:
1. nós optamos por assistir, ler e por ai vai.
2. captamos e processamos de forma errada tudo que nos é dito.
3. somos mal focados.

entaão... se nós assistimos aquele canal, temos certa informação e podemos pensar sobre e agir de alguma forma, porque não fazemos? entende?!

Quanto a ser diretamente pra ti, desculpa, o meu comentário e nenhum momento foi uma critica pessoal ou direta. Foi apenas mais uma opinião que não exatamente se encaixa a tua, mas que de alguma forma poderia ser um outro foco.

xD